Receita de Sukiyaki

O chef e sushiman Mario Tucillo, que comanda a gastronomia do restaurante São Paulo-Tokyo, ensina o sofisticado e tradicional prato da cozinha japonesa, o Sukiyaki. Essa comida teve início na era medieval, com os camponeses,  assando batatas-doces diretamente no fogo com auxílio do rastelo japonês. Com o tempo, foram acrescentando outros legumes e molhos.

E nos dias de hoje, o Sukiyaki é considerado um dos pratos mais conhecidos da  culinária japonesa. Agora, com a receita do Chef, também pode ser preparado em casa.

Ingredientes:

Porção: 1 pessoa
200 gramas de macarrão udon cozido
50 gramas de filé mignon cortado em fatias finas
100 gramas de acelga cortada em pedaços grandes
50 gramas de moyashi
2 unidades Shitake sem talo
40 gramas de tofú cortados em cubos
Cebolinha em pedaços grandes
20 gramas de manteiga

 

Molho:
700 ml de água
120 ml de shoyu
120 ml de mirin
5 colheres de sopa de açúcar
1 saquinho de katsuobushi (flocos de peixe seco)

 

Modo de preparo:

Molho: Ferver a água e acrescentar o pacote de katsuobushi. Desligar o fogo e tampar, deixando por cinco minutos. Na sequência, peneirar. Voltar a água ao fogo e adicionar os outros ingredientes, mantendo em fogo baixo. Em uma panela de ferro, derreter a manteiga e fritar a carne. Em seguida vá colocando os outros ingredientes na panela de forma que fiquem bem dispostos. Acrescentar o molho até cobrir e deixar os legumes cozinhando por cinco minutos. Servir na própria panela de ferro.

  • parabens pelo site muito bom , gosto muito do seu site, aguardo mais conteudo como esse…

  • hellonice odivzd :-)