Chef Mario Tucillo ensina passo a passo como preparar um sashimi de Salmão

“Peixe fresco e cortes corretos garantem o sucesso do prato”

Sushiman Mario Tucillo do São Paulo-Tokyo, restaurante localizado na zona Sul da capital e que oferece pratos da culinária tradicional japonesa, ensina como preparar um delicioso sashimi de salmão, explicando desde como comprar o peixe até a finalização da receita.

O primeiro passo é a compra do pescado. De um modo geral, a carne do peixe deve estar firme e elástica, com cheiro específico, lembrando o das plantas marinhas. Porém, existem outros detalhes importantes para se atentar e ter certeza que está levando um produto fresco e com qualidade para casa. São eles: a superfície do corpo do salmão deve estar limpa e com relativo brilho metálico; os olhos devem estar transparentes e brilhantes; as guelras vermelhas, úmidas e brilhantes com odor natural, próprio e suave; o ventre deve estar firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos; as escamas brilhantes, bem aderentes à pele e as nadadeiras apresentando certa resistência aos movimentos provocados.

Para facilitar, uma dica é explicar na peixaria que o salmão será usado para fazer sashimi e pedir para limparem o pescado e cortar em filé. Após a compra, é o momento de começar a preparar a receita do sashimi, e o sushiman Mario Tucillo explica, detalhadamente, cada fase da elaboração do prato. Confira:

PASSO 1

Pegar o filé do salmão inteiro sem pele e colocar a parte que tinha a pele virada para cima.

PASSO 2

Cortar o salmão na metade, de comprido, para utilizar somente o lombo.

PASSO 3 e 4

O lombo é a parte em formato de triângulo. Como se pode notar na foto ao lado.

PASSO 5

Cortar o lombo ao meio para ficar mais fácil de manusear.

PASSO 6 e 7

Comece a cortar as fatias de sashimi com o final da faca. A parte que tinha a pele permanece virada para cima e o lado mais alto do triângulo para frente. Não serre o peixe, o corte deve ser contínuo, de uma vez só, terminando com a ponta da faca.

PASSO 8 e 9

Corte as fatias de sashimi com um centímetro de espessura, colocando lado a lado. É importante ressaltar aqui que ele deve ter o tamanho da sua boca, para comer de uma vez só, isso quer dizer, 2,5 cm por 1 cm espessura.

Decore como preferir. O sashimi deve vir acompanhado de wassabi e gengibre, que são antibacterianos e garantem que as possíveis bactérias contidas em peixes crus sejam neutralizadas instantaneamente. Tudo isso ainda com uma boa dose de shoyu, é claro.

Sobre o Sushiman

O amor pela gastronomia e em especial pela culinária japonesa ‘nasceu’ cedo no chef e sushiman Mario Tucillo. Desde a adolescência teve muitos amigos orientais que o levaram a freqüentar o bairro da Liberdade, em São Paulo, reduto da colônia japonesa, além de conviver com os hábitos e costumes do País. Tal convívio despertou o interesse de Tucillo pela cultura e, em especial, pela gastronomia oriental.

Aos 14 anos matriculou-se no primeiro curso de gastronomia, o de sushi. Aos 16 já tinha como um de seus passatempos favoritos cozinhar, virando motivo de ‘chacotas’ para os amigos. A partir dos 18, Mario freqüentou cursos de culinária e percebeu efetivamente o ‘dom’ para a gastronomia. Daí para frente não parou mais, trabalhou em eventos, ministrou aulas de culinária japonesa e foi sushiman em diversos restaurantes da capital paulista.

Atualmente, Mario Tucillo, com 27 anos, coordena a cozinha do São Paulo-Tokyo e é o responsável pelas inovações gastronômicas do cardápio, que misturam o melhor da culinária japonesa com a criatividade e jovialidade do chef e sushiman.

Sobre o São Paulo -Tokyo:

Há dois anos sob nova direção, o restaurante São Paulo-Tokyo possui ambientação típica e culinária tradicional japonesa. Recentemente, a casa incrementou o cardápio lançando o ‘Menu Degustação’, com duas opções, além de oferecer pratos a La carte e o ‘tradicional’ Festival com direito a entrada, sushi, sashimi, prato quente e sobremesa.

Referência gastronômica por sua ótima relação custo-benefício e atendimento diferenciado, o restaurante São Paulo-Tokyo está localizado na rua Borges Lagoa, 1172 – Vila Clementino. Para mais informações é só entrar em contato pelos telefones 11 5081-6444 ou no www.saopaulotokyo.com.br